domingo, 6 de fevereiro de 2011

Projeto Gorgona (Project Gorgon, True Medusa)

Após uma semana de trabalho árduo na minha agência, foi um pouco dificil de dividir meu tempo, com família, empresa, hobbie. Mas até que rendeu bem.


Praticamente todo dia de manhã cedinho depois de levar as filhas para a crechê e no periodo entre abrir a agência eu dedicava algumas horinhas para a continuação do meu projeto de criar meu próprio set.


Passei a semana desenvolvendo 2 criaturas. A Medusas Verdadeira e a Sacerdotiza de Tiamat (esta última esta me dando um trabalho do cão).


Bom esta semana apresento a vocês minha quinta criatura:


Gorgona, Medusa Verdadeira.






Alguns vão me dizer: Mas outra Medusa?


É verdade. Atualmente temos 3 medusas no jogo. Mas sabe o que me irritou em todas elas?
Nenhuma possuia a parte de inferior do seu corpo em forma de cobra.


E após assistira a refilmagem de Fúria de Titãs, a vontade de ter uma destas criaturas com corpo de mulher e forma de serpente cresceu imensamente.


Tanto que no momento em que decidi criar meu próprio set, eu nem precisei nem pensar muito para me decidir a criá-la.


Portanto a primeira coisa que fiz foi decidir entre as miniaturas atuais de Medusa qual delas seria a medusa que eu modificaria. Temos uma na coleção de Harbinger, outra em Night Bellow e a terceira em Dangerous Delves. A deNight Bellow possuia a seu favor o fato de ser incomum, o que traria para a remontagem um custo bem baixo, no entanto para infelicidade de quem quer economizar um dinheirinho, ela é de longe a que possui pior escultura. Restando então a de Harbinger e a de Dangerous Delves a escolha se tornou óbvia pela mais recente por alguns fatos principais: Primeiro ela possui a pose mais indicada para o trabalho, mas principal de tudo, é de uma coleção recente e muito mais fácil de se conseguir e seu custo é bem inferior ao da Medusa de Harbinger.


Após a escolha da Medusa, resolvi procurar o corpo de serpente apropriado. E existem inumeros. Várias, serpentes, vários Yuan-Ty, todos com o corpo pronto para ser doado. Acabei selecionando a serpente que possuia a circunferencia radial de seu pescoço o mais próximo com a cintura da Medusa.


Acabei escolhendo a Flame Snake.


Com as peças escolhidas eu iniciei o processo de corte das partes das miniaturas.





E neste momento veio minha primeira surpresa e frustração. Infelizmente eu havia calculado errado a junção do corpo da Medusa com a Flame Snake e percebi que se eu quisesse fazer a criatura ficar de fato bacana, com o ar esvoaçante que eu tinha em mente, eu teria que adicionar uma terceira miniatura: Outra Flame Snake. Por sorte esta miniatura é comun e de fácil acesso. Acabei então cortando uma segunda Flame Snake apenas para retirar seu "pescoço" e com isto alongar o corpo da anterior.





Agora sim, com o alongamento do corpo base da serpente a junção com o corpo da Medusa ficaria perfeita. Fiz várias simulações de posicionamento da Medusa, projetando de qual maneira ela ficaria melhor posicionada.


Mas antes de fixa-la havia o óbvio problema da pintura. Perdi horas observando imagens de serpentes na net, e fiquei apaixonado pelo sem fim de padrões que existem. Resolvi então obtar por algo meio tupiniquim. Várias serpentes nacionais possuem padrões de cores interessentas e resolvi meio que mesclar dois exemplares. Na verdade seria duas serpentes da mesma familia. As Jiboias possuem várias subdivisões e uma esverdeada em especial me chamou a atenção. Decidi que esta cor seria toda a base da nova criatura.



Com a base pronta passei para a etapa seguinte. Na verdade a Jiboia que me inspirou é meio amarelada. Ela é chamada de Cobra Amarelo. Eu achei a serpente linda, mas achei que podia mudar um pouco as pinturas delas, principalmente alguns tons. Após algumas horas de pintura cheguei em um tom que me agradou no corpo.




Na sequência passei o mesmo tom para o corpo. Devo confessar que o púrpura da capa da Medusa original não me encomodava, mas como uma parte essencial da capa não estava colorida na parte frontal da mini original, resolvi refazer a capa também.


Com as 3 peças concluidas na sua nova pintura e todas as preliminares concluidas iniciei o processo de finalização da miniatura, onde fixei as 3 partes concluindo a criatura. Após todas estas etapas estarem concluidas retirei a aljava da miniatura adicional e reposicioneia ao lado do que eu chamei de cinturão no corpo da Medusa. E com isto conclui a criatura.


Agora seguem imagens da Medusa Verdadeira comparadas com a miniatura original.


Agora a aprensento apenas a miniatura nova para sua apreciação e algumas curiosidades.


1) Foram necessárias 3 miniaturas para criar a Medusa Verdadeira, uma Medusa de Dangerous Delves e 2 Flame Snake.


2) O pescoço original da Flame Snake possue seus padrões invertidos, eles foram disfarçados pela pintura para se adequarem ao novo corpo da Medusa.


3) A Medusa possui um encaixe quase perfeito com a base oferecida pelos "pescoços" das Flame Snake. Esta pequena diferença foi escondida com sucesso pela capa e com a adição da aljava no local apropriado.


4) Antes de fazer as colagens do corpo da Medusa ao corpo das Flame Snakes foi feito todo o processo de pintura base. O corpo das duas flame snakes já estava unidos neste momento.


5) A pintura dos padrões do corpo de serpente foram feitas novamente com os corpos separados.


6) Foi repintada a capa, e para se chegar aos pontos ao redor do busto da Medusa eu usei pontas de agulhas para preencher com a cor da capa e passando entre o corpo das serpentes.


7) A Medusa Verdadeira possui altura de 40mm contra 35 da original. Apesar de possuir o corpo de duas peças para torna-la mais alta as "ondulações dos mesmos" não fazem com que ela fique tão alta mas acrescentam movimento a criatura. A profundidade da miniatura dobrou de 10mm da original para 20mm por conta do raio do corpo original da Flame Snake. Por fim a largura foi de 23 mm para 26 mm, por conta da pequena inclinação que a criautra sofreu.





Curiosidade: Sobre a Górgona (Fonte: Wikipedia)
A Górgona (em grego: Γοργών ou Γοργώ, transl. Gorgón ou Gorgó) é uma criatura da mitologia grega, representada como um monstro feroz, de aspecto feminino, e com grandes presas. Tinha o poder de transformar todos que olhassem para ela em pedra, o que fazia que, muitas vezes, imagens suas fossem utilizadas como uma forma de amuleto. A górgona também vestia um cinto de serpentes entrelaçadas.
Na mitologia grega tardia, diziam-se que existiam três górgonas: as três filhas de Fórcis e Ceto. Seus nomes eram Medusa, "a impetuosa", Esteno, "a que oprime" e Euríale, "a que está ao largo". Como a mãe, as górgonas eram extremamente belas e seus cabelos eram invejáveis; todavia, eram desregradas e sem escrúpulos. Isso causou a irritação dos demais deuses, principalmente de Atena, a deusa da sabedoria, que admirou-se de ver que a beleza das górgonas as fazia exatamente idênticas a ela.
Atena então, para não permitir que deusas iguais a ela mostrassem um comportamento maligno, tão diferente do seu, deformou-lhes a aparência, determinada a diferenciar-se. Atena transformou os belos cachos das irmãs em ninhos de serpentes letais e violentas, que picavam suas faces. Transformou seus belos dentes em presas de javalis, e fez com que seus pés e mãos macias se tornassem em bronze frio e pesado. Cobrindo suas peles com escamas douradas e para terminar, Atena condenou-as a transformar em pedra tudo aquilo que pudesse contemplar seus olhos. Assim, o belo olhar das górgonas se transformou em algo perigoso. Em outras versões, somente Medusa tinha os cabelos de serpentes, suas irmãs eram cegas e para enxergar, partilhavam o mesmo olho.
Envergonhadas e desesperadas por seu infortúnio, as górgonas fugiram para o Ocidente, e se esconderem na Ciméria, conhecido como "o país da noite eterna".
Mesmo monstruosa, Medusa foi assediada por Poseídon, que amava Atena. Para vingar-se, Medusa cedeu e Poseídon desposou-a. Após isso, Poseídon fez com que Atena soubesse que ele tivera aquela que era sua semelhante. Atena sentiu-se tão ultrajada que tomou de Medusa sua imortalidade, fazendo-a a única mortal entre as górgonas. Em outras versões, Atena amaldiçoou as górgonas justamente porque quando Medusa ainda era bela, ela e Possídon se uniram em um templo de Atena, a deusa ficou ultrajada e as amaldiçoou.
Mais tarde, Perseu, filho de Zeus e da princesa Dânae, contou com a ajuda de Atena para encontrar Medusa e cortar a sua cabeça, com a qual realizou prodígios. Pois mesmo depois de morta, a cabeça continuava viva e aquele que a olhasse nos olhos se tornava pedra.

E para finalizar a matéira como sempre, segue a ficha para DDMSkirmisher:

Nenhum comentário:

Postar um comentário